Publicações

  • JavaScript Descomplicado: Programação para a Web, IOT e Dispositivos Móveis

    Este livro apresenta os conceitos fundamentais que possibilitam aplicações para a web, além de ferramentas e frameworks mais empregados, incluindo o uso de sistemas de bancos de dados para realizar o armazenamento das informações. Trata das mudanças tecnológicas atuais, do desenvolvimento de soluções para a Internet das Coisas (IoT) e, também, do uso da linguagem JavaScript no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Humberto Augusto Piovesana Zanetti.

  • Projetos com Python e Arduino: Como Desenvolver Projetos Práticos de Eletrônica, Automação e IoT

    Arduino e Python são duas tecnologias gratuitas e com o objetivo principal de serem acessíveis para todos, e utiliza por muitos profissionais e entusiastas em tecnologia. Arduino é a plataforma de prototipagem mais utilizada, estando presente em projetos que variam do básico ao avançado. A linguagem Python cresce cada dia no mercado, e ainda é muito adotada por iniciantes por sua legibilidade, flexibilidade e grande comunidade de desenvolvedores. Esta obra apresenta projetos que unem essas tecnologias, com o objetivo de criar projetos didáticos, mas que podem ser utilizados ou adaptados para diversos fins. Os projetos apresentados aqui abordam conceitos básicos de eletrônica e programação, utilizando LEDs, botões e sensores, assim como projetos mais avançados, utilizando interface gráfica e voltados a Internet das Coisas. A abordagem prática adotada neste livro pode auxiliar desde o iniciante, que não possui conhecimentos em programação e eletrônica, até pessoas com conhecimentos avançados na área, mas que nunca fizeram projetos unindo Arduino e Python. Ao longo do decorrer do livro, é esperado que o leitor se interesse cada vez mais pelas tecnologias, e que se motive a aplicar os conhecimentos aqui em seus projetos pessoais e profissionais. Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Humberto Augusto Piovesana Zanetti.

  • Curso Básico da Linguagem C

    Para os iniciantes na programação de computadores, a linguagem C se mostra simples e flexível, permitindo expressar todas as construções necessárias para a implementação de algoritmos, boas práticas de programação, além de técnicas eficientes. Assim, aprender a linguagem C é interessante tanto para desenvolver a lógica de programação, como para facilitar o aprendizado de outras linguagens semelhantes. O livro Curso Básico da Linguagem C serve de guia para utilizar a linguagem C, ao mesmo tempo que desenvolve conceitos básicos de algoritmos e de programação. Por meio de muitos fragmentos de código e dezenas de exemplos este livro aborda: fundamentos de C; tipos de dados, variáveis, operadores e expressões; entrada e saída; diretivas de controle (decisão e repetição); arrays, strings, ponteiros, enumerações, estruturas e uniões; funções e protótipos; e arquivos. Autor: Peter Jandl Junior.

  • Aprenda Arduino - Uma Abordagem Prática

    Escrito pelos Professores Cláudio Luís V. Oliveira, Humberto Augusto P. Zanetti, Cristina Becker M. Nabarro e Júlio Alberto V. Gonçalves, é um e-book gratuito contendo os projetos desenvolvidos durante os encontros do Fatecino.

  • Raspberry Pi Descomplicado

    Este livro procura desenvolver os conceitos teóricos de eletrônica e programação a partir de uma abordagem lúdica por meio da construção de projetos, nos quais cada um deles aplica as teorias explanadas dentro de um cenário real e prático. A obra pode ser usada tanto por pessoas que não conhecem o Raspberry Pi e, assim, desejam ter um primeiro contato com a plataforma, quanto por alunos e profissionais que já possuem alguma experiência no assunto, mas que desejam solidificar e aprofundar seus conhecimentos. Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira, Humberto Augusto Piovesana Zanetti e Cristina Becker Matos Nabarro.

  • Java Guia do Programador - 3ª Edição

    Desenvolva aplicações usando o Java 8! Explore todas as vantagens da programação orientada a objetos por meio da elegante sintaxe Java. Aprenda a usar sobrecarga, herança, classes abstratas, polimorfismo, interfaces, genéricos e expressões lambda. Construa aplicações gráficas utilizando componentes Swing, tornando-as multitarefa com as threads. Opere dados de qualquer tipo com fluxos de dados e arquivos, organizando-os por meio das coleções. Manipule coleções com operações de filtragem, mapeamento e redução. Implemente aplicações comerciais capazes de acessar bancos de dados com a API JDBC ou de comunicar-se em rede local e na Internet por meio dos sockets e datagramas. O livro Java – Guia do Programador abrange o conteúdo essencial para as certificações Oracle Certified Associate e Oracle Certified Professional para Java SE 5, SE 6, SE 7 e SE 8. Autor: Peter Jandl Junior.

  • Arduino Descomplicado – Aprenda com projetos de eletrônica e programação

    Com este livro buscamos trazer aos leitores uma abordagem prática, descomplicada e divertida. Para ajudar ainda mais a compreensão e a execução dos 37 projetos propostos nesta obra, utilizaremos módulos, cujo objetivo é trazer uma solução pronta e com baixa abstração, sem que haja a necessidade de ter conhecimentos sobre a montagem de circuitos para usar os componentes eletrônicos. Assim, o foco passa a ser as funcionalidades e os recursos de programação. Para a programação, usaremos duas abordagens: linhas de código e programação em blocos. Na programação em linhas de código, aplicaremos a linguagem padrão do Arduino, a linguagem Wiring. Já na programação em blocos, adotaremos a ferramenta Snap!, que cada vez mais ganha adeptos e está adaptada à plataforma Arduino. Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Humberto Augusto Piovesana Zanetti.

  • Aprenda Lógica de Programação e Algoritmos com implementações em Portugol, Scratch, C, Java, C# e Python

    Este livro é o resultado das experiências adquiridas pelos autores ao longo de mais de uma década dedicada ao ensino nos cursos de graduação em Informática. No primeiro capítulo, o leitor irá encontrar os conceitos empregados para a resolução de problemas computacionais usando, para isso, técnicas e ferramentas como fluxograma, Portugol e a Scratch, que é uma linguagem de programação visual que possibilita aprendizado rápido e lúdico. Nos capítulos seguintes serão apresentados os conceitos para o desenvolvimento da solução dos algoritmos criados nas linguagens de programação C, Java, C# e Python. Educadores têm notado que o desenvolvimento de lógica de programação amplia a capacidade de resolver problemas além de aumentar a capacidade de pensar de forma sistematizada e criativa. As diferentes técnicas juntamente com o grande número de exercícios propostos neste livro, permitirão desenvolver e aguçar o raciocínio lógico. Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Ângela Cristina de Oliveira Lühmann.

  • Arduino Descomplicado – Como Elaborar Projetos de Eletrônica

    Esta publicação apresenta os conceitos que envolvem esse hardware, considerado o principal marco na história do hardware livre. O Arduino cria uma ponte entre os mundos das ideias e da eletrônica e computação, possibilitando que uma idéia saia do papel e se transforme em realidade de maneira rápida e simples por meio de protótipos eletrônicos. A prototipação rápida é um convite à experimentação e à exploração do que se é possível fazer. Este livro traz, ainda,a história da ferramenta e analisa conhecimentos de eletrônica básica. Orienta quanto à criação do primeiro projeto, destacando os principais componentes e o processo de montagem do circuito. Discorre sobre entradas e saídas digitais e analógicas, portal serial, displays, sensores e módulos. Por fim, explica os motores e os servomotores, Android e documentação de projetos com Fritzing. Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira e Humberto Augusto Piovesana Zanetti.

  • JAVA: Fundamentos, programação para a Internet e desenvolvimento de aplicações com interface gráfica

    A linguagem de programação Java é amplamente utilizada para o desenvolvimento dos mais diversos tipos de aplicações e também para uma grande variedade de plataformas. Esta obra é o resultado da experiência adquirida ao longo dos anos dedicados ao ensino nos cursos de graduação em informática e, tem como objetivo, apresentar os conceitos fundamentais da linguagem de programação Java, sobre o paradigma de orientação a objetos, programação para a Internet com Java Server Pages (JSP) e desenvolvimento de aplicações com interface gráfica através da adoção do Abstract Window Toolkit (AWT), Swing e Canvas. Autores: Cláudio Luís Vieira Oliveira, Ângela Cristina de Oliveira Lühmann, Benedito Cristiano Aparecido Petroni e Carlos Eduardo Schuster.

  • Linguagem SQL: Guia prático de aprendizagem

    Estudo prático e didático é fornecido neste livro, que traz os principais conceitos sobre manipulação de dados com a linguagem SQL (T-SQL), por meio de exemplos fáceis, explicações diretas e exercícios para fixação do conteúdo. Apresenta uma breve introdução ao banco de dados relacional, comandos DDL (estrutura do BD) e DML para preencher tabelas, views (visões), comandos de consulta e outros relacionados à programação de scripts e detalhes sobre instalação. Para a execução dos scripts abordados, foi utilizado o gerenciador de banco de dados relacional Microsoft SQL Server 2008 R2 Express. Autora: Luciana Ferreira Baptista.