5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial

PROGRAMAÇÃO

17/08 – quinta-feira - 18h30 - Local: Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

Rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro

Abertura solene às 18h30 – Formação da Mesa: Prefeito, Gestora de Cultura, Diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Presidente do COMPAC, Representante da FATEC Deputado Ary Fossen, Representante da Universidade Paulista - UNIP Jundiaí, Representante do IPHAN e/ou do CONDEPHAAT.

Conferência de abertura com 30 minutos - “A importância da adoção de políticas públicas voltadas à preservação, recuperação e manutenção do patrimônio histórico no Brasil” – conferencista: Victor Hugo (Iphan – SP)

Coquetel nos jardins do Museu com apresentação musical – Bem-Te-Vi (Violinista).

18/08 – sexta-feira - 8h00 - Local: Complexo Fepasa (Sala dos Relógios, Sala B1, estacionamento e Sala Jundiaí

Avenida União dos Ferroviários, 1670

Das 8 às 10 horas (Sala dos Relógios): Mesa redonda: Patrimônios Imateriais no Espaço Urbano

Culturas indígenas na expansão da ferrovia (Profa. Dra. Sueli S. S. Batista).   Culturas populares no espaço urbano (Yvisson Pessoa). Patrimônios Imateriais registrados em Jundiaí (William Roberto Soares Paixão)

Das 10 às 10:30 – intervalo

Das 10h30 às 12 horas: (Sala dos Relógios): Mesa redonda: Patrimônio Ferroviário (Ana Paula Ferrat e Pedro Manieri)

Das 10h30 às 12 horas (Sala B1): Mesa “Línguas minoritárias italianas em Jundiaí”. (Prof. Dr. Célio Ap. Garcia - NETS - Fatec e Profa. Dras. Giliola Maggio e Fernanda Ortale - USP)

Manhã e Tarde (Estacionamento) - “Jundiaí Feito à Mão” e “Associação de Mulheres Indígenas de Icatu”.

Das 13h30 às 15 horas: (Sala B1): Mesa redonda Patrimônio histórico e cultural nas suas múltiplas dimensões: Patrimônio Ambiental e Patrimônio Arqueológico (mediador: prof. Dr. Francisco Del Moral Hernandez; Felipe Bueno Crispim – mestre em história, Unifesp; Júlia Amabile – Unifesp; Luciana Cristina Souza – história, Unicamp)

Das 13h30 às 15 horas: (Sala dos Relógios): Mesa redonda: Patrimônio Material Edificado (Brasil Arquitetura)

Das 15h30 às 18 horas: (Sala dos relógios e Sala B1) Apresentação de trabalhos

12 às 22 horas: (Estacionamento): Festival de Food Trucks