Alunos do Curso de Gestão Ambiental visitam maior usina termoelétrica do Brasil

Os alunos do 4º e 5º semestre do curso de Gestão Ambiental realizaram no ultimo dia 09 uma visita técnica a Essencis Soluções Ambientais, na unidade de tratamento e valorização de resíduos, no município de Caieiras. A atividade fez parte do programa da disciplina Gerenciamento de Resíduos, ministrada pela professora Ana Carolina Veredas.

Nesta oportunidade os alunos puderam entender o fluxo completo da gestão de resíduos sólidos, desde a prevenção da geração, minimização e disposição final, passando por várias tecnologias, tais como dessorção térmica, aterros para resíduos perigosos e não perigosos, manufatura reversa e a recém inaugurada usina termoelétrica movida a biogás – Termoverde.

A unidade recebe diariamente em média 10.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos, o equivalente a aproximadamente 1000 caminhões.

A tecnologia de dessorção térmica realiza o tratamento de solos contaminados com hidrocarbonetos, tais como, gasolina, diesel e querosene. Os serviços ofertados na unidade de manufatura reversa permitem recuperar materiais e matérias-primas de produtos como refrigeradores, computadores e eletroeletrônicos em geral. Esses produtos são reutilizados em outros processos industriais, mas antes eles passam por um processo de desmontagem, descaracterização, picagem e reaproveitamento das partes recicláveis, oferecendo a proteção da marca e segurança ambiental.

A Termoverde Caieiras entrou em operação em setembro de 2016 e é a maior termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do Brasil e uma das maiores do mundo. Com potência instalada inicial de 29,5 MW, gera energia limpa a partir dos resíduos urbanos depositados no aterro. A geração de energia a partir do metano presente no biogás é uma forma sustentável de valorização dos gases do aterro.

A geração de energia é de 250 mil MWh ao ano, capaz de atender uma cidade de cerca de 300 mil habitantes com energia elétrica sustentável. Segundo a aluna Laís Zanchetta do 4º. Semestre de GAM, a visita foi enriquecedora e empolgante, pois além de contribuir para o fechamento da matéria dada em sala de aula, nos permitiu conhecer e ter contato com um possível campo de trabalho.

Paralelamente, este empreendimento encontra-se em processo de licenciamento de obras de ampliação, cuja audiência pública ocorreu em 15 de março. Os alunos Ana Carolina Araújo, Matheus Bertozzi, Poliana Bueno, além da Lais aproveitaram a oportunidade e participaram desta importante etapa do licenciamento ambiental. Neste sentido, a visita foi fundamental para compreender o contexto da audiência publica, bem como ter um posicionamento sobre os temas discutidos.

Desenvolvido pelo aluno do curso ADS Marcelo Roman Junior Fatec Jundiaí - Todos os Direitos Reservados © 2017                                Atualizações Prof. Rafael Gross