Sábado, 22 de julho de 2017.

Luz, câmera, “CINEMATEC”!

No dia 15 de maio foi lançado pelo DA - Diretório Acadêmico - da faculdade o projeto “Cinematec, que tem como objetivo a apresentação de filmes, vídeos, documentários para os fatecanos, seguido de debate sobre temas atuais. O encontro ocorreu no espaço do DA em dois horários, às 10:30 e 16:30.

A série “13 reasons why” - uma série de televisão americana baseada no livro Thirteen Reasons Why (2007), marcou o lançamento do projeto, onde houve um intenso debate sobre o tema suicídio e como procurar ajuda para os desafios encontrados no cotidiano. Os organizadores não esperavam tantos participantes em busca de respostas para seus próprios anseios.

O debate foi coordenado pelos alunos Celso Tamborin e Débora Previato (5º semestre de Gestão Ambiental) e pela aluna Stéffani Rodrigues (3º semestre de Eventos). Para a aluna Débora, “o Cinematec é um projeto importante, pois é um momento que nós temos fora da aula para discutir temas atuais e de extrema importância e, tudo isso, baseado em uma atividade que todos amamos que é assistir filmes, documentários, etc. Então, é nesse projeto, que a gente concilia algo agradável com uma conversa que vai nos fazer crescer tanto profissionalmente quanto na nossa vida pessoal”.

Ainda em maio aconteceu a segunda edição do Cinematec, que abordou o primeiro episódio da terceira temporada de “Black Mirror”, uma série de televisão britânica, que aborda a relação da sociedade com a tecnologia no futuro. O debate foi baseado no tema “escravos de likes”. O encontro aconteceu em dois horários como na primeira edição, porém, às 10h e às 16h, no auditório da Fatec Jd.

Os organizadores do Cinematec estão contentes com os resultados dessas duas edições e esperam aprimorar ainda mais o projeto e sua realização. Na ultima edição o debate foi produtivo aos nos questionarmos sobre como estamos utilizando a tecnologia, se a dominamos ou a deixamos nos dominar.

Para a aluna Débora Previato, do 5º semestre de Gestão Ambiental, o “Cinematec mais uma vez tem o prazer de dizer que o evento foi incrível. Dessa vez, contamos com a presença não só de alunos, mas também de professores que apoiam a nossa iniciativa e isso é muito importante para nós! As discussões foram bem produtivas e de grande importância para a sociedade atual, pois percebemos que o episódio assistido apesar de se tratar do futuro é apenas uma versão mais tecnológica da nossa realidade. Nós gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos, tanto com a organização quanto para quem veio fazer parte do evento,  pois de pouquinho em pouquinho nós iremos fazer a diferença e isso é graças a vocês que estão fazendo parte da história do Cinematec!”, finaliza a aluna.

Fiquem de olho na programação para o próximo semestre de 2017, que será divulgada pelos alunos do DA em breve.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Texto: Carolina Timponi, Assessoria de Comunicação Fatec Jundiaí.

Fotos e informações: Débora Previato, 5º semestre de Gestão Ambiental

Publicado em junho de 2017.

Desenvolvido pelo aluno do curso ADS Marcelo Roman Junior Fatec Jundiaí - Todos os Direitos Reservados © 2017                                Atualizações Prof. Rafael Gross