EDUCAR PARA TRANSFORMAR

Paulo Roberto Bertaglia

Uma das frases mais célebres de nossa querida Cora Coralina, importante escritora brasileira, e que utilizo constantemente em minhas palestras é “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Pois bem, a educação ilumina cada etapa de nossa jornada e possibilita construir uma nova vida, principalmente para aqueles que são mais vulneráveis em nossa sociedade.  Precisamos realizar esforços especiais e significativos para garantir que todos tenham acesso a uma educação, independentemente de classe social, renda familiar, sexo e raça. Todos devem se beneficiar igualmente do poder transformativo da educação.

Eu acredito no poder da educação.

A educação aumenta as chances de obter trabalho, manter a vida saudável e ter uma participação mais profunda na sociedade sem que sejamos marginalizados e ignorados.  O acesso à educação verdadeira é direito de todos.

Por outro lado, eu gostaria que a educação fosse inspiradora e concentrada nos valores do ser humano.  Não queria limitar apenas aos bancos escolares e a melhora dos indicadores voltados para a educação obrigatória da alfabetização, onde o professor é cobrado inclusive por tarefas que deveriam ser executadas pelos pais. Sim, eu me refiro também à educação que nos eleva. que nos coloca num patamar de verdadeiros seres humanos. Uma vida de respeito e disciplina na sociedade. Não, não estou falando de acumular riquezas, mas sim dos valores que andam esquecidos ultimamente. Falo da educação e do seu poder de transformar as pessoas, Da educação que faz o bem, da educação que respeita e da educação que não se deixa corromper. Infelizmente vivemos momentos extremamente difíceis, onde nos aproveitamos de toda e qualquer situação para nos favorecer ou para nos enriquecer ilicitamente. Aproveitamos de tudo e de todos. Aproveitamos burlar a fila dos bancos. Trafegamos pelos acostamentos quando ocorrem os congestionamentos. Jogamos lixo pela janela do ônibus ou do automóvel. Não aceitamos divergências, diversidades ou pensamentos diferentes. Usamos nossa posição social para “espezinhar” e maltratar seres iguais a nós.  Muitas vezes reclamamos dos atos de outros, mas fazemos o mesmo. Sim nos falta a educação. E que poder ela tem.  É o poder de transformar pessoas.

A educação é muito mais do que apenas adquirir o conhecimento. Ele é importantíssimo. Mas a educação tem um poder fantástico. Ela através da convivência molda o nosso caráter. Ela desenvolve a nossa personalidade.

Nelson Mandela já dizia:

A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para transformar o mundo. Que maravilha de frase. Estou com ele. Para mim Educar é Transformar!