A programação tem como objetivo a articulação do ensino, pesquisa e extensão por meio de atividades que envolvem discentes, docentes de Fatecs e Etecs, além de diferentes públicos interessados. Clique aqui para acessar a programação.
Nos dias 24, 26 e 28 de maio de 2021 será realizado o 10.º Encontro de Tecnologia e Cultura, em ambiente virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams e com transmissão ao vivo simultânea pelo canal oficial da Fatec Jundiaí pelo Youtube. O evento é uma realização da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí em parceria com o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS) e tem o apoio da Neo Tech Empresa Junior e das Fatecs de Itu, Carapicuiba, São Paulo, Ipiranga, Barueri e Etec Horácio da Silveira.
A abertura oficial do 10º Encontro de Tecnologia e Cultura será no dia 26 de maio e sua finalização na sexta-feira, dia 28 de maio de 2021. A temática deste ano aborda a “Produção artístico-cultural para a formação e a inserção sociolaboral do tecnólogo” e assim também, como em todas as edições anteriores, vem propor atividades capazes de mostrar e levar ao reconhecimento da importância das reflexões e práticas sobre tecnologia e cultura na formação técnica e tecnológica.
Um grande sucesso que é o cine Fatec, retorna neste Encontro e discute o filme Fahrenheit 451, adaptação cinematográfica de um admirável clássico da ficção científica norte-americana. Em colaboração com a Empresa Júnior – Neo Tech, o CineFatec trará reflexões sobre linguagem, arte, comunicação e estética do filme, além de colocar em pauta as questões voltadas ao totalitarismo, censura, individualismo e alienação. Paralelamente, o Clube do Livro debate sobre a obra literária de Ray Bradbury, Fahrenheit 451, no dia 26 de maio no Eixo sobre Educação, Cultura e Trabalho.
Para marcar a celebração, o evento terá uma retrospectiva da trajetória dos 10 anos de Encontro de Tecnologia e Cultura e apresentará um dossiê dos trabalhos expostos ao longo de todas as edições. Além disso, exibirá uma exposição em homenagem ao fotógrafo Júlio Montheiro, ex-aluno da Fatec Jundiaí. Também, haverá mesas redondas que debaterão assuntos, relacionados a temática do evento, divididos em 3 eixos, são eles: Educação, Cultura e Trabalho; Redes e parcerias intersetoriais na produção artístico-cultural; e Experiências e projetos culturais na formação e na inserção profissional do tecnólogo.
Texto: Micael Ivanildo do Nascimento – Assessoria de Comunicação Fatec Jundiaí
06 de maio de 2021