Este ano, em sua décima primeira edição, a ser realizada em 24, 25 e 26 de agosto, o Simpósio tem como tema central a interface entre patrimônio, cultura e educação.
O Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC) em parceria com as Fatecs Jundiaí, Itu e São Paulo realizam nos dias 24, 25 e 26 de agosto o 11º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial, integrante da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, um programa municipal de educação patrimonial realizado durante o mês de agosto, que tem o objetivo de inserir na pauta de discussões da gestão patrimonial os resultados das pesquisas, reflexões e intervenções no âmbito da preservação do patrimônio cultural. Desde 2019, o Mês do Patrimônio faz parte do calendário municipal oficial de Jundiaí.
Este ano o Simpósio tem como tema central: “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”. O evento contará com discussões divididas em três eixos temáticos: Identidades, Territorialidades e Patrimônio Histórico Cultural, Educação Patrimonial e Patrimônio, Turismo, Hospitalidade e Lazer.
É aberta a possibilidade de submissão de Resumos e de Relatos de Experiência de pesquisas finalizadas ou em andamento que versam sobre a temática do evento. Uma comissão científica será responsável pela análise e seleção dos trabalhos enviados. O envio de trabalhos se encerra no dia 23 de julho.
Com o Simpósio, espera-se aprofundar espaços e oportunidades de percepção e exercício do direito à cultura e ao patrimônio indissociado do direito à educação. Nesse sentido, pretende-se propor e promover iniciativas que integrem a questão patrimonial às práticas pedagógicas dos ensinos formais e informais, a partir de uma concepção de educação patrimonial que seja capaz de romper a fragmentação entre as práticas educacionais e as artístico-culturais como aspecto fundamental do direito à cidade. Busca-se também compreender o viés educativo da atividade turística e dos eventos que possuem uma representatividade cultural.
Para mais informações e inscrição acessar: https://www.even3.com.br/simposiojundiai2023/