Em sua XV edição, FatecLog de Jundiaí promove tecnologia, sustentabilidade e inovação

O evento, considerado o maior congresso de logística da América Latina,  contabilizou 2300 inscrições, 653 artigos submetidos e teve a presença de estudantes, professores e de instituições de diferentes setores de atividade.

A XV edição do Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), conhecido como FatecLog, realizado nos dias 14 e 15 de junho na Fatec Jundiaí teve como tema Logística com inovação e ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa), oferecendo para os participantes uma diversidade de atrações como palestras com profissionais do setor, workshops, minicurso, visitas culturais e apresentação de artigos científicos.

O ponto alto do evento foi a tecnologia e a inovação apresentadas em sua organização, com checkin digital para entrada nas atividades; painel de Led na abertura, uma variedade de podcasts desenvolvidos sobre a temática do evento, exibição em tempo real das atividades, além da preocupação com a sustentabilidade, já que as informações foram todas digitais, contando com a separação de resíduos por categoria durante todo o evento.

Com a participação de professores, alunos, pesquisadores, profissionais da área e empresários, o FatecLog alcançou seu principal objetivo de levar atualização, capacitação e conhecimento para que os estudantes possam atuar com excelência no mercado de trabalho. Nos dois dias de congresso, foram apresentados mais de 370 artigos de alunos e pesquisadores de Fatecs, bem como de outras instituições de ensino, sendo destacado os dez melhores artigos e uma homenagem aos “Amigos do Fateclog” àqueles que deram expressivo apoio ao evento.

Para o diretor da Fatec Jundiaí, Francesco Bordignon,  “O FatecLog possibilitou a publicação de trabalhos e a produção  científica de qualidade, além de aproximar os estudantes da comunidade empresarial e a oportunidade de alavancar parcerias com diferentes setores de atividade para a evolução  do Ensino Profissional Tecnológico.”

Os temas abordaram questões atuais como gestão inteligente de frotas, implementação de torres de controle, tecnologia, automação e robótica. “No congresso houve a integração entre os estudantes das Fatecs participantes e de outras instituições de ensino, permitindo que os jovens apresentassem sua produção de conhecimento para um público além do acadêmico, ao mesmo tempo que os aproximou das tendências do mercado e de potenciais futuros empregadores e parceiros. Agradeço à comissão organizadora do evento, formada por professores e alunos da Fatec Jundiaí, pelo excelente trabalho”, conclui Bordignon.

Organização

O FatecLog é organizado por um comitê composto por representantes de 23 Fatecs que oferecem os cursos superiores de tecnologia em Logística, Logística Aeroportuária, Gestão de Logística Integrada, Gestão Portuária e Transporte Terrestre.

As unidades estão localizadas nos municípios de Americana, Barueri, Bebedouro, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Capital (Zona Leste e Zona Sul), Carapicuíba, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jaú, Jundiaí, Lins, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, São José dos Campos, São Sebastião, Sorocaba, Sumaré e Taubaté.