Alunos de Eventos da Fatec Jundiaí participaram da Rota Afro

Ponto de Partida da Rota Afro no Espaço Expressa| Imagem: Divulgação

O circuito promove a preservação da memória da população negra da cidade. No dia 27 de outubro, estudantes do 2º semestre do curso Superior de Eventos da Fatec Jundiaí junto a professora Adriana Perroni Ballerini, participaram de uma vivência como parte da disciplina de Gestão do Patrimônio Cultural. A atividade, com duração de 4 horas, integra a “Rota Afro”, que inicia no Expressa – Espaço de Cultura, Humanidades e Futuros e segue para o Espaço África no Jardim Botânico, Clube 28 de Setembro, praças Rui Barbosa e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), onde os visitantes tomam conhecimento da história da igreja Nossa Senhora do Rosário, além de sua demolição e transferência de seu acervo para a igreja na rua Petronilha Antunes.

A “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra” é um programa de educação patrimonial, realizado pela Unidade de Gestão e Cultura, por meio dos Departamentos de Cultura e de Patrimônio Histórico, que consiste na visita monitorada, em grupo, a pontos marcantes da presença e resistência da população negra no Município. 

Durante o trajeto, os alunos foram acompanhados pela equipe mediadora dos Departamentos de Patrimônio Histórico e Cultura, ligados à Unidade de Gestão de Cultura, a qual contextualizou cada local enquanto um elenco especializado em intervenções artísticas dava vida aos temas relacionados aos pontos visitados.

A atividade aprofunda o entendimento dos futuros gestores de eventos sobre a importância de promover, preservar e valorizar o patrimônio cultural, incentivando um olhar mais sensível e engajado para a história local, desenvolvimento social e inclusão na cidade.

Recentemente, a Lei Ordinária 10.255/2024, promulgada em 17 de outubro deste ano, alterou a Lei 9.100/2018, que originalmente instituiu as Rotas Turísticas de Jundiaí, para incluir a Rota Afro, que reconhece locais históricos e culturais importantes da população negra e amplia o conhecimento sobre o patrimônio cultural de Jundiaí.

Fonte: Cidinha Munarolo / Magda Scarabelin – Curso Superior de Eventos – Fatec Jundiaí