Alunos do Curso Superior de Eventos farão uma intervenção cultural inspirada na obra “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório
Participação dos alunos de Eventos da Fatec Jundiaí na FLIJ 2023| Imagem: Divulgação
A Fatec Jundiaí terá destaque na 5ª edição da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí. Com o tema “Narrativas que Conectam”, o evento será realizado nos dias 20, 23 e 24 de novembro, proporcionando uma programação gratuita e diversa na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro.
Esta edição, dividida nos eixos “Cultura Africana” e “Diversidade Cultural,” celebra a riqueza da cultura afro-brasileira e promove reflexões sobre inclusão e diversidade. Entre as atividades estão o Prêmio Jundiaí de Literatura, o Dia da Consciência Negra, a 8ª ZumbiTECA, além de apresentações musicais, exposições, mesas de debate e rodas de conversa. Autores, editores, livreiros e o público em geral são convidados a participar e a celebrar o poder da literatura em unir a sociedade.
Destaque para a Fatec Jundiaí no Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, a Fatec Jundiaí terá um papel especial com uma intervenção cultural inspirada na obra “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti 2021. A apresentação, que será às 10h na Sala Josette Feres do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, será realizada pelos alunos do Curso Superior de Eventos, que explorarão temas centrais da obra por meio de apresentação sobre o autor e a obra, depoimentos, vídeo e performance artística.
Além disso, o dia contará com uma mesa de debate intitulada “Outro Olhar da História de Jundiaí”, com a participação da doutoranda Michele Silva Joaquim, da diretora artística Vive Almeida e da dramaturga Flavia Thaína, mediada por Valéria de Paula Ignacio, e com uma leitura dramática conduzida por Maísa Lopes.
Confira a programação completa para 20 de novembro:
Local: Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
- 9h – Intervenção artística com o elenco da Rota Afro, em frente ao Centro das Artes
- 10h – Intervenção cultural “O Avesso da Pele” com alunos da Fatec Jundiaí
- 10h30 – Mesa de debate “Outro Olhar da História de Jundiaí”
- 12h30 – Sarau da 8ª ZumbiTECA: “Reflexões e Jornada: O Empoderamento Negro Através da Arte, da Leitura e da Literatura” com homenagem à artista Olga de Brito
- 13h30 – Abertura da exposição da 8ª ZumbiTECA na Galeria Olga de Brito
A participação da Fatec Jundiaí na FLIJ é uma excelente oportunidade para os alunos e para o público explorarem temas essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e conectada às suas raízes culturais.