No dia 16 de abril, os alunos dos 2° semestre do Curso Superior de Gestão de Eventos tiveram a oportunidade de conhecer o Museu dos Ferroviários e o Arquivo Histórico com livros datados a partir de 1600. A visita foi acompanhada e guiada com explicações de Matheus Bellodi e Gilson Santos Lino.
Os alunos puderam conhecer um pouco da história da cidade de Jundiaí, baseada em pesquisas além de conhecer os livros e todo o acervo de objetos preservados e protegidos. Uma experiência única e muito engrandecedora.
Durante o itinerário os alunos puderam, também, aprender sobre a história da ferrovia em Jundiaí com enfoque na composição das oficinas da Companhia Paulista, importância da preservação do patrimônio ferroviário, participação da comunidade negra na ferrovia e as suas ações.
Além disso, tiveram acesso ao arquivo histórico onde estão registradas as histórias de Jundiaí em livros e documentos. Esses livros centralizam o arquivo histórico onde foi apresentado a importância do uso de fontes documentais para entendimento da história regional, divisão territorial, memória escravocrata, sociedade, economia, política entre vários outros assuntos como o potencial do uso das fontes primárias como método de pesquisa e comprovação cientifica.







