ALUNOS DE GESTÃO DE EVENTOS DA FATEC JUNDIAÍ VISITAM O COMPLEXO JUQUERY COMO ATIVIDADE QUE INTEGRA O CLUBE DO LIVRO

No dia 30 de abril, alunos do Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Eventos, visitaram o Complexo Juquery, em Franco da Rocha. A atividade faz parte de uma série de ações artísticas e culturais que contemplam o Clube do Livro e que culminam na realização do Encontro de Tecnologia e Cultura – atividades de extensão do PEC – Programa de Extensão e Cultura da Fatec que completa 10 anos em 2025.

No Juquery, os alunos da disciplina de Gestão do Patrimônio Cultural foram recebidos pelas Secretarias de Turismo – Cristina Ferreira e de Cultura – Mateus Viana e Elielton Ribeiro. A programação foi intensa e potente, pois trouxe um conhecimento importante e marcante sobre o Complexo Hospitalar do Juquery – uma das mais antigas e maiores colônias psiquiátricas e patrimônio histórico, cultural e ambiental do Brasil.

Dentre a programação os alunos puderam conhecer espaços que, atualmente, estão em funcionamento dentro do Complexo, como a Prefeitura Municipal de Franco da Rocha; o Núcleo do Acervo, Memória e Cultura do Juquery, que preserva a história da instituição e da psiquiatria no Brasil; o Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), que carrega o nome do médico Osório Cesar, que transformou a vida de milhares de pacientes psiquiátricos com o uso da arte como instrumento terapêutico e o Jardim do CIECEL (Centro Integrado de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), onde terminaram o roteiro turístico com um piquenique.

Sobre o Clube do Livro e Encontro de Tecnologia e Cultura

A cada semestre uma obra é escolhida para leitura dos alunos, sendo que já foram contempladas 17 obras, desde seu lançamento em 2016. Neste semestre, a obra indicada é “O Alienista”, de Machado de Assis. A escolha do conto escrito em 1881, como obra de apoio ao Encontro de Tecnologia e Cultura não é aleatória: trata-se de um texto que questiona, de forma irônica e crítica, os limites entre razão e loucura, e a forma como o discurso científico e institucional pode servir como instrumento de controle social. O discurso do louco não podendo circular como o de tantos outros se associa também à negação do direito à cidade. Dentro deste contexto está sendo planejado o 14º Encontro de Tecnologia e Cultura, que será realizado no dia 26 de maio, das 9h às 13h, na Biblioteca Nelson Foot e terá como tema central: O direito à cidade saudável: qualidade de vida, diversidade e cidadania, sendo uma atividade de extensão, aberta ao público.

Ir para o conteúdo